//
you're reading...
Uncategorized

Média versus Variáveis Extremas ou Teoria versus Prática

Desde a divulgação do “Paradoxo de Godel”, sabe-se que a matemática não pode explicar a Economia em particular nem as Ciências Humanas em geral. Mas a academia e um amontoado de “cabeças de planilha” (Nassif), continuam a fazê-lo. O fazem não só por falta e compromisso intelectual, mas por estarem embotados pelo domínio da síntese neoclássica no particular e pela escola marginalista no geral.

Cidadania & Cultura

nobel

Nassim Nicholas Taleb, em seu livro “A lógica do Cisne Negro: O impacto do altamente improvável”, afirma que lidamos com questões que se relacionam com variáveis extremas, mas que são tratadas como se pertencessem à dominância da média, como uma “aproximação”.

Centenas de milhares de estudantes em Faculdades de Economia e em Departamentos de Ciências Sociais, assim como pessoas no mundo dos negócios, continuam a estudar métodos “científicos”, todos baseados no gaussiano, todos incrustados na falácia lúdica.

Taleb examina os desastres que brotam da aplicação de Matemática fajuta à Ciência Social. O tópico real pode ser os perigos trazidos para a sociedade pela academia sueca que concede o Prêmio Nobel.

Nos últimos cinquenta anos, os dez dias mais extremos nos mercados financeiros representam metade dos retornos. Dez dias em cinquenta anos. Enquanto isso, estamos atolados em futilidades.

View original post 860 more words

Advertisements

About nilsonbsnunes

Neófito na arte de pensar a metodologia econômica, prefiro a ausculta auspiciosa aos delírios da razão pura. Bacharel em Economia, penso que é necessário negar à Administração Pública o quê somente à iniciativa particular tem o auspício em deliberar e decidir.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: