//
you're reading...
Uncategorized

Indústria ou serviços: quais setores da economia são mais intensivos em tecnologia?

A intensidade em P&D entre os grupos tecnológicos variam bastante (ver Gráfico). A OCDE classificou 5 setores no grupo de alta intensidade em P&D, os quais investiram cerca de um quarto ou mais do valor adicionado bruto (VAB) em P&D. Aeronaves e componentes relacionados (303) foi o setor com a maior intensidade tecnológica, investindo quase um terço do valor adicionado bruto em P&D. 8 setores classificados como média-alta investiram em P&D entre 5,72% e 18,87% do VAB. 6 agrupados como média investiram em P&D entre 1,93% e 3,58% do VAB. 14 como média-baixa tiveram intensidade em P&D entre 0,57% e 1,76% e 11 como baixa investiram até 0,38% do VAB em P&D. Note que dos 44 setores, 31 investiram menos de 2,0% do VAB em P&D

Blog Valor Adicionado

Os setores manufatureiros lideraram com folga o desenvolvimento tecnológico até o terceiro quarto do século XX, nos países que estão na vanguarda tecnológica. Mas será que eles continuam na liderança atualmente? Que papel desempenham os serviços modernos? A desindustrialização – mudança estrutural da manufatura para os serviços – tem consequências para o desenvolvimento tecnológico futuro? Vejamos.

Desde o último quarto do século XX, aumentou a importância dos setores de serviços na criação de tecnologias, sobretudo na área das tecnologias da informação e comunicação. Para entender melhor o papel desempenhado por cada setor de atividade, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revisou e atualizou a sua classificação de intensidade tecnológica para incluir os setores de serviços e os demais setores não-manufatureiros (ver Gráfico).

A nova classificação exibida no Gráfico hierarquiza os setores produtivos dos países da OCDE a partir dos investimentos em P&D divididos pelo valor adicionado bruto…

View original post 993 more words

Advertisements

About nilsonbsnunes

Neófito na arte de pensar a metodologia econômica, prefiro a ausculta auspiciosa aos delírios da razão pura. Bacharel em Economia, penso que é necessário negar à Administração Pública o quê somente à iniciativa particular tem o auspício em deliberar e decidir.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: